Organize! 6 dicas práticas!

Olá! Não é fácil na rotina de uma mãe manter a casa organizada, ainda que ela conte com alguma divisão de tarefas com o marido ou com outras pessoas. 

Então vamos a algumas dicas para tentarmos facilitar um pouco esse dia-a-dia tão corrido!

1. Tenha apenas o necessário e essencial

Um ponto que sempre me ajuda a ter mais tempo é reduzir os itens que tenho em casa deixando apenas itens necessários para a rotina diária. Falei um pouco sobre isso em uma postagem anterior, que você pode conferir: Minimalismo – como (me) encontrei.

Evitar excesso de coisas que não possuem utilidade foi algo que aprendi nesses últimos anos e quanto mais exercito o destralhe, mas consigo confirmar os benefícios de periodicamente vistoriar todos os cantos da casa evitando o acúmulo desnecessário!

2. Desapegue imediatamente

Uma dica que considero muito útil é praticar o desapego imediato. Assim que surja um item que você sabe que se transformará em tralha, passe a diante, jogue fora ou mande para a reciclagem.

3. Reduza papel

Quantas vezes deixamos acumulando papel em casa? Aqui temos um cesto/organizador que é terrível! As contas (e todo o resto!) chegam e vamos deixando nele, mas se não prestarmos atenção, mesmo depois de pagas, elas ainda continuarão lá! A solução é rasgar imediatamente após o pagamento e colocar para reciclagem ou, melhor ainda, alterar todas para débito em conta ou para receber por e-mail. O meio ambiente agradece! 😉

Reveja toda a papelada que você guarda: cadernos antigos, cartas antigas, cartões, livros velhos ou desatualizado e vá fazendo a triagem para que seja deixado apenas o que realmente fará sentido (mas cuidado para não trapacear nesse ponto e guardar tudo de novo!).

Uma dica é digitalizar aqueles documentos que você tem algum apego emocional (cartas, cartões) e se desfazer de todo o resto!

4. Não compre, empreste

Você não precisa necessariamente comprar um item que será usado raríssimas vezes e vai ficar esquecido no canto!

Aproveite a rede de amigos e vizinhos para pedir emprestado e também para deixar a disposição itens que você possa emprestar.

Escada, furadeira, um item de cozinha super específico para determinada receita que você faz vez ou outra, tudo isso você poderá perguntar se alguém emprestaria.

Ah! Seja gentil em agradecimento, ok? Devolva imediatamente após o uso e compartilhe o que preparoucoloque-se a disposição para emprestar quando os amigos/vizinhos precisarem. Como diz meu pai “quem divide, multiplica” !

5. Resolva em 2 minutos

Execute toda ação que leve apenas 2 minutos para ser concluída e evite acúmulo de tarefas. Essa dica é do método GTD – Getting Things Done (A Arte de Fazer Acontecer –  David Allen). Bem resumidamente é assim: sempre que você identifique que alguma tarefa demandará apenas 2 minutos, faça logo e não procrastine! Isso vale para qualquer coisa, desde arrumar a cama ao acordar, tirar o lixo da casa ou para ser aplicado nas tarefas profissionais.

6. Divida por partes

Outra dica valiosa é dividir as tarefas por partes.

No livro “A Mágica da Arrumação”, Marie Kondo sugere exatamente o contrário: para ela, o ideal é que se comece o destralhe da casa inteira de uma só vez e só parar quando terminado. Já tentei fazer assim, mas não funcionou, pois nunca tenho tempo suficiente para fazer exatamente dessa forma.

Por isso adaptei as dicas para o que consigo fazer realmente e sigo essas três pontos:

Estipulo tempo

Determino quais itens vão ser analisados

Qual cômodo será priorizado naquele momento

Como comentei quando escrevi sobre as metas para esse último trimestre – pode conferir AQUI – quero  organizar a casa para que fique mais fácil a rotina de a manter com alguma ordem!

Resolvi começar reorganizando o guarda roupa e revisando todos os itens nele! Tenho vontade de usar o método de armário capsula, mas para isso sei que preciso verificar cada peça que tenho. Espero conseguir concluir essa meta de organizar a casa até o Natal! 🙂

Espero que tenha gostado das dicas acima! Qual dica você me daria para ajudar a organizar esse guarda-roupa? Conta aí!

Vou ficando por aqui!

Até breve!

:*

K.

 

 

 

Você pode gostar também

2 Comentários

    1. Parabéns por começar!!! A vida ficará cada vez mais leve e fácil! Desapegar das coisas inúteis e vivenciar mais momentos com aqueles que amamos e com o que nos faz sentido! 🙂
      :*
      K.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *