Festa: 1º Ano de Vida do Bebê – Dicas como organizar!

Olá! Você está pensando em comemorar o aniversário de 1 aninho de seu bebê? Separei algumas dicas especialmente para você!

Talvez você não seja uma pessoa muito afeta a festas de aniversário, mas talvez seja como eu e adora inventar motivo para juntar gente querida para comemorar! E nada melhor que comemorar o 1º ano de vida do bebê, pois também é seu 1º ano como mãe! 

Ainda que você tenha outros filhos e já tenha passado por isso outras vezes, para cada filho uma experiência diferente, não é mesmo? Então, separei algumas dicas para você começar a organizar a festa de seu filho e sem estourar o orçamento!

Comece a organizar com antecedência

Usar o tempo a seu favor é fundamental! Comecei a pensar o primeiro aninho do meu filho, por exemplo, 6 meses antes. Pode parecer exagero, mas para ter calma para pesquisar, fechar orçamento junto a fornecedores e reservar espaço (caso não seja feito a festa em casa), 6 meses é um prazo razoável. Inclusive, assim, você terá tempo de organizar financeiramente a festa e evitar gastos desnecessários!

Defina a lista de convidados

O primeiro passo para qualquer festa é fazer a lista de convidados! Esse, sem dúvida, é o ponto chave para decidir o valor do orçamento! Seja coerente, converse com o pai do seu filho e faça a lista de convidados de forma realista! Não há necessidade alguma de convidar pessoas que não participam da sua vida e da vida do bebê.

Outra dica sobre a lista: não precisa convidar pessoas com filho apenas para que “tenha criança na festa”! Nesse momento, seu filho ainda não vai aproveitar dessa forma. Nos aniversários seguintes ele já estará interagindo mais com outras crianças, então, talvez seja o caso de repensar essa dica. Contudo, ainda sou a favor que sejam convidados apenas aquelas pessoas que convivem com a família e principalmente com a criança.

Ah, então você vai me perguntar: e a família? Família é um grupo delicado. Eu, particularmente, sou a favor que a família próxima esteja toda presente! Família próxima entendo como todos aqueles que convivem e curtem a vida de seu filho (curtem, não apenas o “curtir fotos no Instagram e Facebook”, certo?).

Não precisa convidar o primo da prima, por exemplo, ao menos que seja alguém que tenha compartilhado momentos durante o ano!

Para não se perder nesse momento, penso que primeiro deve ser listada a família que poderia estar presente e depois partir para os amigos próximos. Assim, evitamos que pessoas especiais fiquem fora da lista! 🙂

Defina o tipo de festa

Festa em buffet, festa em casa, festa com muita gente ou mais intimista? Tema comercial ou tema mais exclusivo? Contratar uma especialista em festas ou organizar você mesmo? Enfim, são muitas as perguntas que podem surgir nesse momento e já que você já se atentou à “começar com antecedência” vai conseguir encontrar as melhores respostas para essas perguntas!

No primeiro ano de nosso filho, buscamos ser mais intimistas na organização da festa, principalmente porque é de festa assim que gostamos mais. No nosso caso, não faria sentido fazer uma festa em buffet. Somos apaixonados por mini table (uma mesa pequena como a tradução do termo indica, com alguns doces, bolo, e poucos elementos decorativos).

A mini table é ideal para festas intimistas, seja em casa ou num salão pequeno. Ideal para uma festa com poucos convidados, então, seria exatamente adequado para uma proposta de aniversário de 1 ano de vida, no estilo que mais nos atrai. Portanto, foi esse tipo de festa que buscamos fazer no 1º aninho de nosso filho.

Na escolha do tipo de festa você pode usar como critério: quanto pretende/pode gastar; estilo de vida da família; se quer contratar tudo ou fazer todos os detalhes; se vai contar com ajuda de outras pessoas da família ou não.

Busque inspirações

Nesse momento você pode buscar inspirações diversas: festinhas que você já participou, memórias da infância, perfis do Instagram de pessoas que trabalham com festas…e usar e abusar do Pinterest!

Particularmente é onde começo a buscar inspirações para tudo! Inclusive, já tenho no Pinterest do Cacto e Flor uma (umas para falar a verdade) pasta recheada de inspirações para festinhas! Se quiser conferir é só clicar AQUI !

Aproveita e segue a gente por lá, pois eu estou sempre adicionando novas inspirações sobre festas, minimalismo, moda minimalista, coisas legais para fazer com o filho e um monte de outras coisas!

Tenho um caso de amor com o Pinterest há anos! <3

Dá só uma olhada o que você encontra por lá! E tem muita coisa “faça você mesmo”!

 

Escolha o tema / ou não tenha tema

Depois que você já percorreu todos esses passos acima, que tal escolher o tema para a festinha de 1 aninho de seu filho?

Você pode escolher um tema comercial, um tema mais personalizado e não tão comum, ou pode simplesmente não ter tema e escolher cores!

Nesse momento a criança ainda não tem preferência por personagens. Quer dizer, pode até ter, pode gostar das musiquinhas da Galinha Pintadinha, do Mundo Bita ou do desenho do Pocoyo, por exemplo, mas você pode aproveitar que ele ainda não está entendendo bem o que está para acontecer e escolher o tema que os pais quiserem!

Aproveita porque em pouco tempo ele mesmo vai escolher tema e até fazer a listinha de convidados!

Nós no primeiro ano do Benício não tivemos tema específico. Escolhemos as cores preto, azul claro, verde claro, madeira crua e itens geométricos para compor a decoração. A vantagem é que você fica livre para fazer como você quiser, mas a desvantagem é que às vezes na hora da compra dos itens dificulta um pouco, porque os vendedores sempre perguntam “qual o tema” para poder entender o que a gente está buscando. Mas, no fim, tudo dá certo!

Cena dos próximos capítulos 🙂

Por hoje fico por aqui! Em breve trago para você uma lista de sugestões para uma festinha intimista; como calcular quantidade de bebida e comida; sugestões do que servir etc!

Ah, se quiser acompanhar a gente no Instagram, o perfil do Cacto e Flor é esse aqui: @cactoeflorblog

Estou começando a organizar a festa de 2 anos do Benício, então, tenho muito que compartilhar sobre as inspirações e dicas que vou encontrando!

 

 

Você pode gostar também

7 Comentários

  1. Sempre sofri para escolher tema porque tenho um casal que faz aniversário com 20 dias de diferença, então sempre comemoramos juntos. Então sempre tinha que ser tema misto, nada de menino ou de menina, separadamente. O primeiro aninho da Manu e os 5 do Lorenzo comemoramos com uma festa da Sininho e Peter Pan, Foi linda! Hoje preferimos festinhas mais intimistas, em casa….

    1. Ah <3
      Esse tema deve ter ficado lindo! E não vou mentir que fiquei com vontade de ver a mesa com esse tema 🙂
      Eu acho lindo quando comemoram aniversário de irmãos juntos! Inclusive já encontrei várias mesas divididas meio a meio para agradar os aniversariantes com temas diferentes! 🙂

      :*

      K.

    1. Oh!!! Deve ter sido um momento muito especial comemorar juntos o casamento e o aniversário! Eu amo festas em casa, porque remetem mais a excelentes memórias de infância!
      Muito especial esse momento de vocês! <3

      :*
      K.

    1. Oi, Marcelle

      Primeiramente, desculpe a demora em te responder! Fiquei uns dias sem vir ao Cacto e Flor, devido a um projeto que estou desenvolvendo e estávamos em momento de lançamento. Todas as energias ficaram voltadas para ele! <3 Aproveito para te convidar para acompanhar o Cacto e Flor no Instagram (@cactoeflorblog) e um novo projeto que estou participando, o Salto nas Finanças (@saltonasfinancas).

      Mas, vamos ao seu comentário! Eu amo festinhas feitas "pela mamãe"! É tão afetivo e lindo isso! Além das dicas que eu já compartilhei aqui, baseado no que passei montando a festinha de 1 ano, sugiro dar uma olhada no Pinterest (No Pinterest do Cacto e Flor também separei várias inspirações sobre festinha infantil em uma pasta!)

      Uma dica que eu considero fundamental é seguir o estilo de vida de vocês, da família e não fazer nada só pensando em agradar outras pessoas. Pense que a comemoração de 1 aninho é muito especial, pois também é o primeiro ano como pais de sua filhinha (ainda que tenha outros filhos, cada um é especial e nos faz viver a maternidade/paternidade de forma diferente).

      Então, penso que um bolo com balões numa tarde bem intimista pode ser um momento muito especial com pessoas especiais! Temas nessa idade são mais livres, porque eles ainda não tem assim tanta preferência por personagens, não é mesmo? Então, aproveita e se sinta livre para criar o que você desejar!

      Há alguns tutoriais no Youtube ensinando como fazer praticamente todos os acessórios que você imaginar usar na festinha, inclusive ideias econômicas e/ou práticas, ou em qualquer estilo que você deseje.

      Acredito que o ponto de partida é decidir qual estilo: minimalista, intimista ou uma baita festa e casar isso com a disponibilidade orçamentária e disposição para cada estilo.

      Planejamento e antecedência podem ajudar bastante em qualquer caso!

      Se quiser conversar mais, me chama lá também no @cactoeflorblog (no Instagram) e quem sabe eu não posso te ajudar com algumas ideias?

      Um abração e seja muito bem vinda!

      Grata

      K.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *