Festa Infantil Intimista – dicas para decoração!

Olá! Você está buscando ideias para realizar o aniversário de seu filho de maneira mais intimista? Então, vem comigo que vou te mostrar como fizemos!

Há uns dias compartilhei aqui no Cacto e Flor dicas como começar a organizar uma festinha de aniversário – Festa: 1º Ano de Vida do Bebê – Dicas como Organizar!  –  e contei que traria dicas quanto a decoração e como calcular quantidade e o que servir.

Então, vamos lá!

Como montar uma festa intimista

Você sabia que festas intimistas estão super em alta? É verdadeira tendência no mundo das festas em geral! E em festas infantis cabe mais ainda uma festa assim!

Características como aconchego, decoração recheada de mínimos detalhes e capricho no cardápio, a atenção que poderá ser dada aos convidados presentes, e o aproveitamento da festa pelos anfitriões, fazem com que a festa intimista conquiste cada vez mais o coração de todos!

Para deixar algumas ideias de decoração para festa intimista, separei algumas fotos do aniversário de 1 ano de meu filho e também algumas fotos do aniversário de 1 ano de Pedro, filho de uma grande amiga minha e que gentilmente foram cedidas aqui para o Cacto e Flor! Inclusive, essa foto de abertura desse post é o detalhe do bolo da festinha de 1 ano do Pedrinho!

A Jú, mãe do Pedrinho é mãe que gosta de detalhes como eu e assim você poderá ver que tudo foi feito com bastante afeto! Exatamente do jeito que acredito que devam ser as festinhas de criança (e as de adulto também rs).

  • Número de convidados

Quando falamos aqui na postagem anterior sobre festas (Festa: 1º Ano de Vida do Bebê – Dicas como Organizar!) demos algumas dicas de como fazer a lista de convidados! Mas lá não falamos de números, porque claro, isso pode variar a depender do tamanho da festa e do orçamento disponível para isso!

Mas, aqui, já que estamos falando de festa intimista, penso que o número de convidados precisa ser de certa forma restrito, para que todos possam aproveitar mais à vontade!

No primeiro ano de vida de nosso filho, organizamos uma festinha em um espaço  para 40 pessoas! A Jú escolheu fazer a festa do Pedrinho no jardim da casa da vovó para 15 pessoas!

Portanto, se a sua intenção é fazer uma festa intimista, não descuide de pensar com carinho em cada pessoa que você pretende que divida com vocês esse momento tão especial! <3

  • Local da festa

Para uma festa intimista você pode usar a sala de sua casa, o quintal, o jardim…bem no estilo das festinhas de antigamente! Mas, há outras opções! Já imaginou fazer um piquenique em um parque? Eu adoro festas ao ar livre! Acho a melhor opção para festas, principalmente festas infantis e se for durante o dia, melhor ainda!

A festa do Benício foi em um salão de festas pequeno, pois já seria época de chuvas em Brasília e assim preferimos não arriscar! Mas, a festa se estendeu pela área externa também e as crianças brincaram pelo parquinho do condomínio e no pula-pula que alugamos!

Já a festa de 1 aninho do Pedro foi no jardim da casa dos avós paternos e aproveitaram assim o verde como cenário para o tema “Bichinhos do Jardim”!

  • Itens de decoração

Apesar de ainda encontramos mesas super lotadas de itens de decoração, numa festa intimista (e digamos, minimalista) o que vale é prestar atenção nos detalhes!

Na festa do Benício, fizemos uma mini table com alguns itens geométricos. Acrescentamos alguns pirulitos decorados, cupcakes, o bolo, e usamos os copinhos da Tom & Sophie também como suporte para alguns docinhos!

Nessa foto, você pode perceber que não há muitos doces pela mesa, nem muitos itens de decoração! Preferimos fazer uma mesa mais “limpa”, porém com alguns detalhes! Os meus detalhes preferidos: o bolo e o “Menino Benício” (com seus cabelinhos cacheados!), mas também amei os pirulitos! <3

A minha amiga Jú também escolheu poucos itens para a mesa do Pedrinho! E olha só que capricho que ficou! Ah, gente, menos é sempre mais!

  • Capriche nos detalhes

Quando começamos a pensar os detalhes do aniversário de Benício, não tive dúvidas que seriam alguns itens escolhidos à dedo.

Há alguns meses já vinha namorando o trabalho da Festa, Papel e Tesoura , da MayCakes  e da Cientista Arteira  pelo Instagram delas e com o aniversário de Benício se aproximando, não poderia deixar de encomendar com elas a papelaria, o bolo e os docinhos, respectivamente!

A Festa,Papel e Tesoura foi responsável por elaborar os toppers de docinhos, a bandeirola da mesa, o nome do painel e as plaquinhas em preto e branco!

Vejam só que fofuras!

Alguns itens foram feitos por nós e por amigas! Essa parte foi muito bacana, pois algumas semanas antes já estávamos curtindo a festa! Fizemos os pompons com papel seda, os triângulos e a cortina de bolinhas com cartolina!

Aproveitei a empolgação e fiz umas plaquinhas  com algumas palavrinhas que nosso filho já estava falando! Usei cartolina preta e caneta-giz.

Um detalhezinho que amei no aniversário de nosso filho foi o “menino Benício” feito em biscuit!

No Pinterest do Cacto e Flor há dicas de como fazer alguns (ou todos) os detalhes de uma festinha! Tão bom fazer algumas coisas e sentir que há afeto em todos os cantinhos! Se quiser conferir a pasta lá no Pinterest é essa AQUI!

Na festa do Pedrinho também tiveram vários detalhes feitos pela mamãe e por amigas dela! E olha que isso trás memórias afetivas bem lindas! 🙂

Achei lindo essa plaquinha “Plante Amor Colha Filhos” e os passarinhos feitos de papel! <3

Outra dica boa é que você pode usar itens que já tenha em casa e também que já sejam do universo do seu filho!

  • Mais detalhes afetivos

Que acha de levar para a decoração da festa aqueles bichinhos de pelúcia que ele mais gosta ou um carrinho ?

Você pode usar travessas que já tenha, emprestar da vovó aquela louça antiga por exemplo e misturar com itens mais modernos! Fique à vontade para deixar a criatividade fluir e olhe cada detalhe com muito carinho! Essa é a diferença de uma festa afetiva: carinho em todos os detalhes!

  • O que servir

O que servir em uma festinha de aniversário de 1 ano é algo que pode ser bem polêmico nos dias atuais! ahá! Mas, brincadeiras à parte, as opções podem variar conforme os costumes da família, as memórias de infância e até em relação aos convidados.

Você pode preferir, por exemplo, contratar um buffet de festa infantil com itens tradicionais como salgados, sanduíches, cachorro quente, mini pizza e uma infinidade de opções que facilmente você vai encontrar quando começar a conversar com os donos dos buffets.

Há alguns buffets que possuem uma proposta mais “saudável” para festinhas infantis, uma boa opção se você quiser aproveitar o momento para apresentar sabores para a criançada!

Outra opção é colocar a mão na massa! Chame vovós, titias e amigas para participarem também desse momento! Mais uma vez revivendo as festinhas de nossa infância quando tudo era preparado pelas mãos da família! <3

No aniversário de 1 ano de Benício não haveria muitas crianças presentes e as que convidamos já eram maiores, então, optamos por fazer um rodízio de pizza e todos gostaram bastante. Eu gostei mais ainda pela praticidade! 🙂

Quanto aos doces, além do bolo, contratamos cupcakes, pirulitos decorados e docinhos tradicionais (brigadeiro, beijinho, cajuzinho e olho de sogra). Foi com alegria que escutei dos convidados que adoraram essas opções que fazem parte das memórias da infância!

Docinhos tradicionais foram um sucesso!

Uma dica importante! Caso você queira colocar docinhos decorados (aqueles com detalhes do tema da festa), lembre-se que eles tem efeito mais decorativo, sendo assim, você não precisa necessariamente fazer o cálculo deles como o sugerido no próximo item!

Para os doces decorados, você pode escolher 2 ou 3 tipos (já incluindo os pirulitos decorados, caso queira essa opção) e colocar na mesa principal ou na mesa de doce, em pontos estratégicos!

  • Como calcular a quantidade de doces e salgados

O cálculo básico é bem simples de fazer! Se você for servir bolo, doces, salgados e refrigerante, basta pensar para cada pessoa 100 g de bolo, 4 doces, 12 salgados e 500 ml de refrigerante.

Vale lembrar que esse cálculo é uma base e você pode variar conforme os seus convidados (mais uma vantagem de uma festa intimista)!

Se você sabe que seus convidados não curtem muito comer bolo no aniversário,  por exemplo, não precisa necessariamente calcular  100 g por pessoa, porque assim, evita o desperdício!

Outra observação, se além do refrigerante você também servir suco, poderá diminuir a quantidade de refrigerante e compensar com o suco. Ah, lembre-se de oferecer água também (sem gás mesmo, que é a preferência da maioria). Água sugiro o cálculo de 300 ml por pessoa.

  • Opções de Cardápio Infantil

Uma boa opção para festas infantis é optar por um cardápio mais saudável! Como sugestão, separei uma pasta no Pinterest do Cacto e Flor com várias opções de como montar uma mesa infantil repleta super colorida com frutas, mini sanduíches em formato de bichinhos! São opções tão lindas que vão deixar crianças e adultos animados!

Quer conferir? Dá uma olhada AQUI!

Sugestões: biscoito de polvilho; pipoca; frutas diversas servidas em palitinhos; salada de frutas; sanduíches em formato de bichinhos – use sua imaginação; milho cozido ou assado; bolo de cenoura; bolo de banana com aveia e passas; pão de queijo…

A diferença estará na forma em que você optará servir! Deixe essas comidinhas saudáveis o mais próximo possível do universo lúdico infantil! Posso garantir que será sucesso!

Fotos no Pinterest – Link acima
Dica Extra para sua festa infantil intimista!

Uma das vantagens (talvez a maior delas) em preparar uma festa infantil intimista é a tranquilidade na hora da comemoração!

Então, seguindo as dicas que deixei no Festa: 1º Ano de Vida do Bebê – Dicas como organizar! nesse dia todos estarão mais descansados e poderão aproveitar bastante a presença dos convidados!

No mais, DIVIRTA-SE durante a preparação, durante a festa e guarde muitas boas recordações!

:*

K.

Ps.: Gostou das dicas? Tem alguma dúvida que talvez eu possa te ajudar? Gostaria de me mandar uma foto (ou mais de uma) de sugestões de festinhas?

Você pode comentar aqui ou mandar um email para contato@cactoeflor.bom que vou adorar!

Estamos também no Instagram @cactoeflorblog 

Te espero por lá!

 

 

 

 

 

Você pode gostar também

2 Comentários

    1. Obrigada, flor!

      Foi feito com muito carinho! Espero que essas dicas te ajudem a fazer festinhas por aí! Como sempre digo, se tiver bolo, é festa, se tiver balão, festão! Esses dias vou mostrar nos stories do Instagram um bolinho que recebi esses dias pelo direct! Eu fiquei bem feliz em ver que a pessoa curtiu as dicas, assim como fico muito feliz que você tenha gostado!

      Se fizer bolo por aí, me conta! rs

      :*
      K.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *